Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Atenção: cortar luz por falta de pagamento é proibido em todo território brasileiro

Publicado por Notícias Jurídicas
há 5 anos

BRASÍLIA (DF) – O consumidor que não pagou uma conta de luz há mais de 90 dias não pode mais ter a eletricidade cortada, desde que as faturas posteriores à conta atrasada estejam quitadas. Essa é a nova determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para proteger o fiel pagador que, eventualmente, esqueceu de pagar uma fatura, que é antiga demais ou pode não ter sido enviada pela concessionária.

A regra está prevista na Resolução 414/2010, editada para evitar confusões. Isso porque, às vezes, um morador tinha a luz cortada por causa do atraso no pagamento de um boleto em atraso há anos – em muitos casos quem deixou de pagar nem é mais o morador do imóvel.

“Não se pode penalizar o consumidor que por acaso esqueceu ou falhou no pagamento – e a concessionária teve 90 dias para lembrá-lo e não o fez. A distribuidora não pode cortar com base numa conta que ficou esquecida lá atrás, sendo que o consumidor fez os pagamentos posteriores. É para evitar esse tipo de situação”, diz Romeu Donizete Rufino, diretor da Aneel.

A mesma norma ainda prevê que a suspensão de fornecimento por falta de pagamento da conta de energia só poderá ser feita em dias úteis da semana e durante o horário comercial (8h às 18h), e não mais a qualquer momento como era possível antes. Isso porque, segundo Rufino, não é o corte que interessa ao consumidor e à concessionária, mas sim um serviço de boa qualidade e o pagamento em dia da fatura.

“Se houver um corte de energia no final do dia da sexta-feira, por exemplo, o consumidor poderia eventualmente pagar, quitar e só teria a energia de volta na segunda-feira. O propósito não é esse, não é deixá-lo sem energia. Essa medida vem para protegê-lo e não deixá-lo sem o serviço essencial no final de semana”, completa Rufino.

Fonte: Fa Notícias

Veja também:

>>Material completo para correção do FGTS

>>Mais de 1.800 modelos de recursos de multa

>>Kit do advogado: teoria e prática advocacia cível

>> Aprenda a recorrer de quaisquer multas: teoria e modelos editáveis

  • Sobre o autorEncontre todas as notícias do mundo jurídico!
  • Publicações190
  • Seguidores140
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3508
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atencao-cortar-luz-por-falta-de-pagamento-e-proibido-em-todo-territorio-brasileiro/693147788

Informações relacionadas

Alô Consumidor
Notíciashá 3 anos

Entenda como funciona o corte de luz em caso de falta de pagamento

Diego Crespo, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quais são os direitos do consumidor diante do corte de energia elétrica?

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Contrarrazões à Apelação

Juri Descomplica, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Corte de Luz, Água, Telefone e TV por falta de pagamento, é permitido?

Andrea Vieira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quais são os direitos do consumidor diante do corte de energia elétrica?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)